Nvidia fecha escritórios russos e transferirá funcionários para fora do país, diz relatório

A fabricante de chips Nvidia está encerrando suas atividades na Rússia e está dando a oportunidade de realocar seus funcionários no país.

Em um comunicado, a Nvidia Corp. NVDA,
+5,23%
confirmou que está encerrando todas as atividades e fechando seus escritórios na Rússia. “Depois de suspender anteriormente as remessas para o país, continuamos a manter nosso escritório para apoiar nossos funcionários e suas famílias”, acrescentou a empresa. “Com os desenvolvimentos recentes, não podemos mais operar efetivamente lá.”

Todos os funcionários terão a opção de continuar seus empregos em outros países, disse a Nvidia.

A Nvidia parou de vender seus produtos na Rússia em março, após a devastadora invasão russa da Ucrânia, informa o Wall Street Journal. A Rússia historicamente respondeu por cerca de 2% da receita da Nvidia historicamente, disse a CFO da empresa, Colette Kress, durante sua teleconferência do primeiro trimestre fiscal em maio.

Veja Agora: À medida que a Ucrânia recupera território, o FMI é crucial para obter mais apoio financeiro dos aliados de Kyiv, diz chefe do Banco Nacional

Citando uma fonte próxima à empresa, a Forbes informa que a Nvidia está agora levando funcionários que concordam em se mudar para escritórios em outros países fora da Rússia em aviões fretados. A Nvidia ainda não respondeu a um pedido de comentário sobre o esforço de realocação.

“A Nvidia tomou a decisão moral certa”, disse Mark Dixon, fundador da Moral Rating Agency, ao MarketWatch. A agência foi criada para examinar se as promessas das empresas de sair da Rússia foram cumpridas, e sua pesquisa inclui empresas americanas e estrangeiras.

“Por meses [Nvidia] se comportou como um humanitário confuso ao manter funcionários russos na folha de pagamento, porque pagar salários russos e impostos do governo russo só ajuda a financiar atrocidades humanitárias na Ucrânia ”, acrescentou Dixon. “Ao oferecer aos funcionários empregos no exterior, a Nvidia não está apenas puxando o plugue econômico da Rússia, mas também aumentando a fuga de cérebros.”

O último movimento da fabricante de chips é o modelo perfeito para as empresas ocidentais seguirem, de acordo com Dixon. “É um golpe duplo para a Rússia, ao mesmo tempo em que permite que a empresa cuide de seus funcionários”, disse ele. “Uma solução moralmente elegante para trade-offs difíceis.”

Veja Agora: Seis meses após a Rússia ter invadido a Ucrânia, o ‘Índice de Coragem’ da Moral Rating Agency analisa as declarações das empresas sobre a agressão do Kremlin

rival da Nvidia Intel Corp. INTC,
+2,71%
anunciou em 3 de março que havia suspendido as remessas para todos os clientes na Rússia e na Bielorrússia. Em 5 de abril, a Intel suspendeu todas as suas operações comerciais na Rússia.

A Intel, juntamente com os gigantes da tecnologia dos EUA Alphabet Inc. GOOGL,
+3,04%,
Apple Inc. AAPL,
+2,56%,
e International Business Machines Corp. IBM,
+3,28%,
também foi identificado como um denunciante “corajoso” da invasão da Rússia pela Moral Rating Agency.

As ações da Nvidia, que caíram 55,3% este ano, subiram 4,9% na terça-feira. O índice S&P 500 SPX,
+3,06%,
que caiu 20,7% em 2022, subiu 2,6% nas negociações de terça-feira.

Leave a Comment